Capela Asseiceira Pequena


imagens 014

Capela Asseiceira Pequena - foto 2IMG_0346Situada no ponto mais alto da rua central da aldeia, a capela de Nossa Senhora de Fátima da Asseiceira Pequena começou a ser construída em 1953, e foi benzida a 13 de Maio de 1956.

A vontade de construir um local de culto religioso católico na aldeia partiu da população, mas teve como mentora a professora primária que na altura lecionava na escola primária da aldeia, Maria Guilhermina da Silva, que hoje dá nome a uma das principais ruas da aldeia. Até aí o terço era rezado na escola primária e a professora começou a sentir a necessidade de se criar um espaço para esse fim.

Maria Guilhermina da Silva congregou esforços e mobilizou a população para a necessidade de se construir a capela e conseguiu reunir fundos para que esta fosse erigida no local onde ainda hoje se encontra. Dessa altura encontram-se guardados os registos das dádivas da população, em dinheiro, géneros ou mão de obra.

A capela tem como padroeira Nossa Senhora de Fátima, e por isso o principal ato religioso aí realizado é a procissão das velas em sua honra no mês de Maio. Esta procissão percorre a rua da Capela, a Rua Maria Guilhermina da Silva, a Rua Joaquim Duarte e Estrada Principal.

A Capela é constituída por uma nave única com cobertura de duas águas com orientação Norte-Sul, com uma telheiro e antecâmara de entrada e uma sacristia a Este do corpo central. Possui um lambril de Azulejos com quatro peanhas com quatro santos, entre os quais o do Sagrado Coração de Jesus.

Missa no quarto sábado de cada mês (exceto Julho e Agosto), às 18:30.