Igreja Malveira


Igreja Malveira-004b

igr.malveira-a 023Paulo-07abcA construção da Igreja foi iniciada em Setembro de 1975, num terreno doado pelo senhor Miguel Jerónimo, proprietário da empresa Barraqueiro (escritura feita a 24 de novembro de 1966). O projeto é da autoria do arquiteto Luis Curado, de Mafra. Foi benzida e inaugurada no dia 8 de Julho de 1984, pelo cardeal D. António Ribeiro.

Antes de existir este templo, o culto realizava-se na capela de Nossa Senhora dos Remédios, sita na Malveira de Cima.

A 8 de Dezembro de 1985, foi ereta canonicamente a Paróquia de São Paulo da Malveira, por decreto de Sua Eminência o Cardeal Patriarca de Lisboa, D. António Ribeiro, com data de 4 de Dezembro de 1985.

A Paróquia, que resultou da desanexação da Paróquia de São Miguel de Alcainça, é constituída pela Vila da Malveira e pelos lugares da Abrunheira, Carrasqueira, Casal Moinhos e Casal Novo, e foi dedicada ao Patrocínio do Apóstolo São Paulo, pelo que passou a designar-se ” PARÓQUIA DE SÃO PAULO DA MALVEIRA “.

O acontecimento teve o momento mais importante na celebração da Santa Missa, na nova igreja paroquial, sendo  Presidente da Assembleia o Padre Manuel Frazão Baptista, que no mesmo dia  tomou posse da referida Paróquia, por carta de nomeação passada pelo Senhor Cardeal Patriarca de Lisboa.

Sacerdotes que estiveram ao serviço da paróquia: Pe. Alfredo Brito, Pe. João Honório Ferreira, Pe. António Frango, Pe. Américo de Freitas, Pe. João Peres, Pe. Manuel Frazão, Pe. Eduardo Coelho. Pároco atual: Pe. Teodoro Sousa